Tropical de Altitude

Blog

6 coisas que talvez você não saiba sobre o Parque Nacional do Itatiaia

Tags: Montanhismo Pq Nacional do Itatiaia Unidades de Conservação (UC) Viagens

clique na foto para ampliar

O Parque Nacional do Itatiaia – PNI – foi o primeiro parque nacional do Brasil, criado em 1937 por Getúlio Vargas.

Está entre os dez parques nacionais mais visitados no país e os atrativos do PNI estão divididos entre a parte baixa e a alta.

Na parte baixa, onde se encontra sua Sede, são as cachoeiras, os mirantes e as trilhas de observação de Aves que encantam os seus visitantes.

A parte alta é procurada pelos montanhistas e mais aventureiros por seu potencial em realizar caminhadas e escaladas.

Essas informações são mais divulgadas e agora apresentamos algumas curiosidades!

#1 - Itatiaia vem do Tupi Guarani e significa Pedras Pontudas.

 

#2 - Seu ponto culminante é o Pico das Agulhas Negras, localizado na parte alta, com 2.791 metros de altitude. É o mais alto do estado do Rio de Janeiro e o 5º mais alto do Brasil.

 

#3 - As primeiras expedições realizadas lá começaram por volta dos anos 1850, com o intuito de medir o pico das Agulhas Negras.

 

#4 - O PNI abrange 2 estados e 4 municípios em sua extensão, sendo eles: Itamonte – MG, Bocaina de Minas – MG, Resende – RJ e Itatiaia – RJ.

 

#5 – Somente na parte alta, o Parque conta com 18 atrativos dos mais diversos tipos, todos com horário limite para entrada.

 

#6 – No site do PNI você encontra uma lista de condutores credenciados e seus contatos. http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/guia-do-visitante.html

 

É importante, se pretende visitar o Parque Nacional do Itatiaia, buscar informações sobre os horários, tempo de duração de cada atividade. Recomendamos que procure um condutor credenciado para usufruir o melhor dos seus atrativos e com segurança.


Montanhismo

Para quem busca uma experiência pelas montanhas conquistando cumes e perambulando por labirintos de pedra na Mantiqueira

Saiba mais


Pq Nacional Itatiaia

Passeios no primeiro parque nacional brasileiro. Para quem busca montanhas de encher os olhos e escaladas inesquecíveis.

Saiba mais


Travessia

Caminhadas de mais de um dia de duração, com pernoite(s) em acampamentos estruturados ou selvagens.

Saiba mais


Escalada

Para quem busca o mundo vertical: guias para escaladas nas montanhas e estrutura para escalada indoor.

Saiba mais