Tropical de Altitude

Blog

As melhores escaladas de Minas

Tags: Montanhismo Escalada Vias

clique na foto para ampliar

Minas têm muitos pontos excelentes para quem curte escalada. O Parque Nacional de Itatiaia é um deles, situado na Serra da Mantiqueira, abrange os municípios de Itatiaia, Resende no estado do Rio de Janeiro, Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. Fizemos uma listinha com alguns pontos interessantes e dicas precisas.

O parque pode ser visitado durante todo ano, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Enquanto que a parte baixa pode ser desfrutada durante todo ano, mesmo no verão, mas é época de grande incidência de chuva. Com relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras se destaca como um dos melhores roteiros turísticos de Itamonte. Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 8h, com permanência até às 17h. E na parte alta, o horário para ingresso é das 7h às 14h30. A permanência estende-se até às 18h. 


Serra do Cipó

 

 

Tem tipo de rocha majoritariamente em calcário. A melhor época de visitar é de maio a setembro (período de seca). A opção mais acessível para acessar a serra é o carro, mas há ônibus que saem em dois horários (um de manhã e outro no final da tarde) de Belo Horizonte. A Serra do Cipó, que está localizada em uma área de proteção ambiental, abriga uma grande quantidade de vias esportivas que se caracterizam por exigir do escalador estilo atlético e explosivo.  A graduação vai desde 4º até 11a (Brasileiro). Para maiores informações: Guia de Escaladas da Serra do Cipó – Eliseu Frechou.

 

Lapinha

 

 

Também tem bastante rochas de tipo calcário. No período de seca, entre maio a outubro, a região está em seu melhor estado para escalada. Infelizmente a única e melhor maneira de ir é de carro, saindo de Belo Horizonte. É Considerado por muitos como o melhor local de prática de escalada esportiva no Brasil. Possui vias das mais variadas graduações em grande quantidade (Desde 4º até 9c). A qualidade das vias serve de preparação para que muitos escaladores evoluam de maneira consistente e completa. Para maiores informações: FEMEMG (Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais).

 

 

Lapa do Seu Antão

 

 

Não há melhor temporada para a Lapa do Seu Antão. As rochas são de calcário, nenhuma surpresa. Localizada próximo à capital mineira Belo Horizonte, cidade que possui aeroporto internacional e rodoviária e recebe ônibus de todas as localidades do Brasil. Com aproximadamente 150 vias das mais variadas graduações, tem também a administração exemplar do Grupo Montis que viabilizou a exploração da escalada no local. A graduação é entre 3º ao 11b. Maiores informações: Grupo Montis.

 

Pedra do Picu

 

 

Foi marco de orientação para os bandeirantes nas buscas pelas riquezas no interior de Minas. É responsável pelo nome de Itamonte (Que em tupi significa Ita = pedra, ou seja, Pedra no Monte. A caminhada para a base da pedra pode ser realizada por duas vias, porém sua escalada só pode ser realizada por experientes, visto que há grande dificuldade em suas vias. Para chegar é só entrar pela Capelinha, seguir por estrada de terra até o Bairro Rural da Colina e depois seguir pela estrada da esquerda até o Bairro Rural Fazenda Velha.

 

Pedra do Poeira

 

 

 

A Pedra da Poeira está localizada no Cinqüenta, aproximadamente a 1,5 km do centro de Itanhandu. Chega-se no local, saindo da antiga estação de trem e passando pelo pontilhão. A pedra possui 6 vias, onde os praticantes de escalada e rappel podem escolher o nível de suas escaladas de acordo com a dificuldade de cada via.

 

 

São Thomé das Letras

 

 

A cidade está desde 2013 com um novo setor de escalada, o Shangrilá. A parede é na sua maior parte, negativa. As vias mais duras esperam por encadenamento, já que que mesmo tendo recebido tentativas de escaladores bastante fortes, não estavam finalizadas ou as agarras soltas ainda precisam ser coladas. Um rio com vários poços para banho, fica bem próximo ao setor, e a sua margem é repleta de blocos negativos com agarras.

 

Por André Cansado


Relax

Para quem busca relaxar, contemplar a paisagem e desfrutar da gastronomia e cultura das Terras Altas da Mantiqueira.

Saiba mais


Montanhismo

Para quem busca uma experiência pelas montanhas conquistando cumes e perambulando por labirintos de pedra na Mantiqueira

Saiba mais


Pq Nacional Itatiaia

Passeios no primeiro parque nacional brasileiro. Para quem busca montanhas de encher os olhos e escaladas inesquecíveis.

Saiba mais


Escalada

Para quem busca o mundo vertical: guias para escaladas nas montanhas e estrutura para escalada indoor.

Saiba mais