Tropical de Altitude

Blog

Leave No Trace

Tags: Técnicas Montanhismo

clique na foto para ampliar

Muitas pessoas me perguntam porque não pode jogar seu lixo na trilha se ele é orgânico e em poucos dias ele não estará mais ali, ou servirá de alimento para os animais, ou até mesmo porque não podemos fazer uma fogueira ou lavar nossa louça na rio. Bom a resposta é simples, quando está fazendo alguma atividade ao ar livre, você está fora do seu habitat (casa) e está no habitat (casa) dos animais, plantas, fungos etc. sendo assim você é um visitante; e como um bom visitante você não deve dar trabalho ao seu anfitrião e sim causa-lo boa impressão, deixa-lo a vontade, para isso você deve deixar o habitat ou “casa” do jeito que encontrou, levando apenas boas lembranças e com muita vontade de voltar.

O Leave no trace foi criado nos EUA na década de 60 e difundido mundialmente na década de 70. No Brasil conhecido como “Não deixe rastro” vem se popularizando no meio dos montanhistas, principalmente nas últimas décadas.

Ele preconiza técnicas fundamentais para uma atividade com o mínimo de impacto possível.

São elas:

  1. Plan Ahead and Prepare – Planeje e prapare

    Planeje-se, busque informações sobre onde está indo e sobre a atividade que irá fazer, pois um simples desvio de caminho causa um impacto desnecessário.
  2. Travel and Camp on Durable Surfaces - Caminhe e acampe em superfícies duraveis

    Evite fazer novos caminhos ou andar em vegetação rasteira, procure sempre por rochas e caminhos já existentes. Se for acampar, acampe onde já existe um local estabelecido, ou em rochas, cascalho ou terra.
  3. Dispose of Waste Properly - “disponha” seus resíduos de maneira correta

    Lixo é lixo, deve ser separado e tratado como tal, entao em ambientes selvagens voce deve fazer o mesmo. Traga de volta onde pode dispensa-lo de maneira correta.
    Resto de comida que cai no chão também deve ser trazido de volta, inclusive aquele tirado do fundinho da panela, use uma peneira para que ele não caia no chão e quando for ao banheiro vá a pelo menos 60m de distancia de qualquer rio, mina ou olho d’água, cave um buraco e depois tampe com terra e folhas secas, e papel higienico é LIXO.
  4. Leave What You Find - Deixe da forma que encontrou

    Nenhuma flor, galho, ou pedra é tão pequena para não deixar um impacto se for levada – independente se for para casa ou simplesmente 5 metros adiante. Evite introduzir ou transportar espécies exóticas que não pertencem ao local ou coletar espécies nativas. Não construa estruturas ou mobília e nem cave valas ou grandes buracos.
  5. Minimize Campfire Impacts - minimize o uso e impacto de fogueiras

    Em parques nacionais e estaduais não é permitido fazer fogueiras. Em ambientes que é permitido fazer fogueira, voce deve minimizar seu impacto procurando sempre coloca-la em cima de lages de pedra, terra batida ou cascalho, sempre colocando uma barreira para a brasa nao rolar e depois de apagada espalhe as cinzas.
  6. Respect Wildlife - Respeite a vida selvagem

    Minimizando o impacto causado no seu ecosistema  
  7. Be Considerate of Other Visitors - seja cortês com os outros visitantes

    Assim como você, outras pessoas irão fazer atividades naquele local então caso as encontre, comprimente, de passagem e respeite seus costumes. Elas provavelmente irão adorar não ver nem um rastro seu por onde passarem.

 

Por isso nós da Tropical de Altitude seguimos e divulgamos esses 7 postulados.

 

Dian Arthur Delmonte,

Campo Redondo, 2 de Setembro de 2015

 

Referencias bibliogáfica:


 


Relax

Para quem busca relaxar, contemplar a paisagem e desfrutar da gastronomia e cultura das Terras Altas da Mantiqueira.

Saiba mais


Escalada

Para quem busca o mundo vertical: guias para escaladas nas montanhas e estrutura para escalada indoor.

Saiba mais


Caminhada

Caminhadas de um dia, desde as mais simples e curtas até caminhadas de um dia cheio em circuitos ou travessias.

Saiba mais


Montanhismo

Para quem busca uma experiência pelas montanhas conquistando cumes e perambulando por labirintos de pedra na Mantiqueira

Saiba mais