Tropical de Altitude

Blog

Os 10 Essenciais

Tags: Montanhismo Equipamentos Alimentação

clique na foto para ampliar

Os 10 Sistemas Pessoais Essenciais para o Mantiqueirista

 

Cada um tem suas manias e tranqueiras que gosta de levar quando perambula pelas montanhas. Mas desde a década de 30 está em desenvolvimento uma lista com as coisas essenciais que cada pessoa deve ter em sua mochila quando vai para as montanhas. Hoje esta lista não se resume a coisas, ela ganhou mais dinamismo e passou ser uma lista de sistemas para os quais você escolhe os itens destes sistemas que fazem mais sentido dependendo da empreitada.

Tomei a liberdade de pegar a lista mais atualizada que achei (esta se encontra no livro The Freedom of The Hills) e fazer uma pequena adaptação à nossa realidade Mantiqueirista ficando assim:

 

1- Navegação: saiba navegar, tenha uma carta da região que vai explorar e uma bússola. Um GPS também pode ser bem vindo. Tenha também um apito para o caso de precisar ser localizado.

 

2 - Proteção contra o sol: Não se deixe enganar pelo arzinho fresco da montanha, a radiação solar nestes ambientes é alta e você pode se queimar rapidamente. Use protetor solar várias vezes ao dia (FPS 40 ou maior), mesmo com tempo ruim, use roupas de manga comprida, óculos de sol confiável e chapéu.

 

3 - Proteção contra o frio: Simples, faz frio na Mantiqueira e na maioria das montanhas do mundo, leve roupas extras para se proteger do frio e garanta que elas estejam bem protegidas num saco estanque ou num saco plástico grosso. Além disso, use roupas de material sintético, o algodão, apesar de muito confortável, quando molhado de chuva ou de suor perde 70% da sua capacidade de isolamento térmico e demora muito para secar. Uma dica para maior controle térmico é, conheça e use o sistema de camadas.

 

4 - Iluminação: Garanta uma fonte descente de luz. Leve uma lanterna de cabeça de boa qualidade e pilhas reserva (mesmo que suas pilhas sejam novas e a balada pequena, uma pilha nova já estourou na minha testa! E estava tudo certo com os polos). Mais garantido ainda é ter uma lanterna reserva.

 

5 - Material e conhecimento de primeiros socorros: Não adianta carregar um centro cirúrgico se você não vai saber o que fazer na hora da roubada. Não adianta fugir, se você quer se aventurar pelas montanhas procure treinamento em primeiros socorros (existem cursos específicos para áreas remotas no Brasil).

 

6 - Fogo: Desconsiderei, você só precisa de fogo se pretende cozinhar. Fogo para aquecer não é um bom plano, se você se preparou para o frio não vai precisar e se a situação sair controle vai ser porque ou está ventando MUITO ou está muito úmido e geralmente as duas coisas juntas! Tentar acender uma fogueira na chuva é desperdício de energia e no vento é igualmente estúpido além de perigoso.

 

6 - Kit de reparo: Com alguns metros de um "silver tape" de qualidade, agulha (grossa) e linhas de nylon, cordinhas, alfinetes de pressão e criatividade você consegue consertar uma infinidade de coisas. Um canivete simples e leve também pode ser conveniente.

 

7 - Nutrição: Garanta que você tem comida suficiente em quantidade e em valor nutricional para a balada e leve um pouco sobrando.

 

8 - Hidratação: Tenha água e beba água! Não espere a sua acabar para procurar mais. Uma dica aqui é levar um cloro como o Hidrosteril ou similares para tratar sua água e garantir  que não vai ter um piriri. Mesmo águas tidas como puras podem conter resíduos orgânicos que podem estragar seu divertimento (de um animal que defecou ou morreu no leito do rio/corrégo e principalmente de microorganismos que vivem no solo e na própria água).

 

9 - Abrigo de Emergência: Tenha um plano para o caso de precisar passar a noite e leve os materiais necessários para colocar o plano em prática.

 

10 - Comunicação: Em primeiro lugar, combine com um amigo que não vai para o rolê de ficar ligado no celular e alinhe com ele um plano para o caso de uma emergência. Leve o celular carregado e desligado, só use se realmente precisar. Em algumas áreas existe a possíbilidade de comunicação via rádio que pode ser bastante conveniente. Uma boa opção também é o SPOT - um sistema de comunicação via satélite que envia para quem você predeterminar mensagens também predefinidas com as coordenadas da sua localização que podem ser um "OK, chegamos onde pretendíamos" ou um pedido de socorro.

 

Conte o que você achou da lista nos comentários!


Caminhada

Caminhadas de um dia, desde as mais simples e curtas até caminhadas de um dia cheio em circuitos ou travessias.

Saiba mais


Travessia

Caminhadas de mais de um dia de duração, com pernoite(s) em acampamentos estruturados ou selvagens.

Saiba mais


Relax

Para quem busca relaxar, contemplar a paisagem e desfrutar da gastronomia e cultura das Terras Altas da Mantiqueira.

Saiba mais


Escalada

Para quem busca o mundo vertical: guias para escaladas nas montanhas e estrutura para escalada indoor.

Saiba mais